No treino de hoje, o meu grande desejo era conseguir correr 10 kms e sem parar, o que não se afigurava nada fácil.
Pode estranhar-se esta ambição quando em provas e treinos, já corri 10 ou mais kms cerca de um milhar de vezes. Tenho 2 Maratonas e 33 Meias, porquê ser difícil conseguir o que já fiz as vezes que relatei?
Estamos sempre a ter que nos adaptar a novas situações, sejam elas permanentes ou, como no caso vertente, temporárias.
Já aqui relatei a infecção e febrão que apanhei originado por um dente. A cura deu-me cabo dos intestinos, tendo andado uma semana completa "a desfazer-me". Quem já tem experiência destas situações, sabe o que nos atira abaixo quando é um ou dois dias, imagine-se uma semana, e com os outros problemas referidos, além dum outro que apareceu (a nuvem tem sido mesmo negra!).
Conclusão, nestas duas semanas apenas corri 3 vezes, em duas 3 kms e numa 5, sempre a velocidade muito baixa e muito sofrido.
Já melhorei mas a forma não é automática. Como estive e com o cansaço brutal que me passou a dominar, os músculos ficaram ko e a energia ecdlipsou-se.
Daí o grande objectivo que tinha à minha frente. Conseguir correr 10 kms. Tão trivial até há 2 semanas, tão improvável hoje.
Fui para o Passeio Marítimo de Oeiras e quando estou tremendamente focado num objectivo, eis o resultado: Um excelente treino a uma média que não esperava. Julgava ir correr a uns 6.20/6.30 e o único km acima de 6 foi o 7º com 6.06, todos os restantes entre os 5.39 e 5.53, com um total de de 58.44 o que, nas condições actuais, foi um super tempo.
Para tal, sofri. Sofri muito, confesso, mas consegui! Aliás, houve um momento que pensei "estou a sofrer mais que em maratonas!". Depois recordei-me que sofrer em Maratona era verdade em relação à primeira, onde sofri a partir dos 30, mas falso em relação a Sevilha pois aí nada sofri. Entrei numa espécia de "5ª dimensão" e foi felicidade de início a fim. Como já disse muitas vezes, foi mágico!
Mas voltando a hoje, fiquei muito feliz pelo treino. O que seria um treinozito há semanas atrás, foi hoje um excelente treino. Não sei como daqui a duas semanas irei conseguir fazer uma Meia (Figueira da Foz) mas um passo de cada vez. Agora será sempre a recuperar.
Curiosamente, acabei por não fazer os 10 kms seguidos pois parei por uns minutos aos 9.300 (parei eu e o relógio) mas foi por uma muito boa causa e não por cansaço. É que tive o grato prazer de dar de caras com o ultra-casal Isa e Vítor que estavam a começar o seu treino!
Digamos que encontrá-los foi a recompensa pelo que me esforcei! :)