quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Parabéns Nélson Évora!

Nélson Évora alcançou hoje a medalha de bronze no Triplo-Salto do Mundial de Atletismo!

Uma medalha é sempre um momento ímpar na vida dum atleta, mas no caso vertente de Nélson Évora é um sentimento amplificado por tudo o que ele sofreu nestes últimos anos, nunca deixando de lutar e crer. Uma grande vitória da persistência e um enorme exemplo! 

Destaco aqui este feito pela sua expressão, mas TODOS os que têm estado presentes neste Mundial merecem a nossa admiração e reconhecimento. 
Quem sabe o que as coisas custam a alcançar, compreenderão esta frase. Os "jornaleiros" sentados no conforto da sua cadeira, que se danem.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ufa... uma Meia em treino

Às 7 da manhã, arranquei do Passeio Marítimo de Oeiras rumo ao Complexo Desportivo do Jamor, para depois regressar.

Foi o primeiro treino longo após a lesão que no início do mês me obrigou a 2 semanas e meia de paragem.

Já na 6ª feira tinha feito 15 km e este era o momento para tentar uma distância maior.

A intenção cifrava-se entre os 20 e os 22 km e acabou por ser pouco mais do meio (21,1 ou uma Meia-Maratona).

No entanto, foi difícil, mesmo muito difícil. Que diferença para o passado mês de Julho onde despachava 24 a 25 km com uma certa naturalidade. A paragem forçada fez-me regredir e se este era o mês para fazer uns treinos de 30, está a ser custoso completar uma Meia.

Mas completei-a e não há como voltar atrás. O caminho é em frente e é com isto que tenho que jogar. Para medo desta Maratona já basta o que tinha, não adianta esconder. 

Daqui a semana e meia, haverá outro longo. Espero que um pouco maior (24?)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Boa sorte aos nossos 16 mundialistas!


Começa amanhã, estendendo-se até ao dia 30, o Mundial de Atletismo.

Disputa-se em Pequim onde se realizaram os Jogos Olímpicos de 2008 (já passaram 7 anos?!?).

A nossa representação é composta por 16 briosos atletas a quem endereço as maiores felicidades e o desejo que tudo corra pelo melhor.

São eles:

Femininos

Ana Cabecinha – 20 km marcha – Pechão 
Dulce Félix – 10.000 metros – Benfica 
Filomena Costa – Maratona – Jardim da Serra
Inês Henriques – 20 km marcha – Rio Maior 
Irina Rodrigues – Disco – Sporting
Patrícia Mamona – Triplo Salto – Sporting
Sara Moreira – 10.000 metros – Sporting
Susana Costa – Triplo Salto – Benfica
Vera Santos – 20 km marcha – Sporting 

Masculinos

Hélio Gomes - 1.500 metros – Benfica
João Vieira – 20 km marcha – Sporting 
Nelson Évora – Triplo Salto – Benfica
Pedro Isidro – 50 km marcha – Benfica
Sérgio Vieira – 20 km marcha – Benfica
Tsanko Arnaudov – Peso - Benfica
Yazaldes Nascimento – 100 metros – Benfica

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Já corro novamente! :)


Após 2 semanas e meia de paragem, estou de volta, recuperado!

Estava difícil e sem sinais de melhoras até que na 5ª feira praticamente deixei de sentir o problema. Na 6ª e sábado não senti absolutamente nada e ontem decidi ir fazer um teste.

Foram 3 km muito devagarinho. Curiosamente, custaram-me um pouco, imaginem! Há 3 semanas fazia longos e agora senti-me penro por 3 km após esta paragem.

Mas nada senti, o que se manteve ao longo do dia e me levou hoje a arriscar 10 km.

E ai que sensação de liberdade!!!!! Ao contrário de ontem, hoje corri solto, confortável e parecia um passarinho livre da gaiola. Completei os 10 de forma confortável (59.43) e sempre a sentir-me bem. Apenas no final senti-me um bocadinho cansado mas é natural. 
E já passaram 6 horas e o pé continua perfeito o que indicia que o mau tempo já lá vai!

Na 4ª feira vou outra vez treinar, e desta vez para experimentar os sapatos novos, o que ainda não pude fazer, indo ao final do dia ao Urbano para outra "tareia" e aproveitar para ver como está o pé.

Claro que perdi uns longos, e vou perder mais nesta semana pois não dá para recomeçar logo com longos (perco assim 4) mas, como não vale a pena chorar sobre o leite derramado, há que aproveitar o que tenho agora para ir à luta e encarar aquela que em 2013 se ficou a rir mas que a 18 de Outubro quem se vai rir sou eu e muito!

Fotografia gentilmente enviada pelo Jorge Branco :)

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Para onde foi este público?

(Fotografia publicada na Revista Spiridon nº 4 de Maio/Junho 1979)
Correndo em Portugal, corre-se no meio de bem compostos pelotões mas ladeados por escassos espectadores ou mesmo inexistentes. 

Conheço duas honrosas excepções, a São Silvestre da Amadora e a Corrida das Fogueiras em Peniche, que nos fazem sentir campeões com tanto apoio e incentivo.

Daí que na minha estreia internacional em Sevilha, há ano e meio, tenha-me sentido noutro mundo com milhares e milhares de pessoas a gritarem e aplaudirem desde o 1º ao último atleta, só lhe faltando levar-nos ao colo. 

E o apoio internacional é bem visível quando se corre em Lisboa com ruas desertas de espectadores, e com o barulho de fundo de nervosas buzinadelas de quem não quer esperar uns minutos, e de vez em quando lá aparece alguém a gritar e aplaudir. Passamos por eles e... são estrangeiros.

Mas terá sido sempre assim? 

A desfolhar uma Revista Spiridon bem antiga (a nº 4 referente a Maio / Junho de 1979), deparei com a foto que publico em cima.

Refere-se ao Grande Prémio de Alcoitão, disputado a 18 de Março de 1979 pelas 17 horas, com a distância de 7.000 metros, cerca dum milhar de inscritos e onde o vencedor foi Renato Graça do CDUL em 23.36

Mas o que nos surpreende nesta foto é verificar o mar de gente que preenchia por completo os passeios!

Para onde foi este público?

De certo que haverá imensas justificações para termos passado deste entusiasmo para o deserto dos passeios.  

Pessoalmente, recordo-me de como eram os jornais desportivos e os telejornais da época. Dando prioridade ao futebol, tinham sempre espaço para os restantes desportos. E as pessoas tanto seguiam o futebol como as outras modalidades. Ao ouvirem falar, interessavam-se. E na altura, era frequente e constante os jornais desportivos terem notícias dessas modalidades também na primeira página. E estamos a falar duma época em que se publicavam apenas 3 vezes por semana.

Hoje, com os desportivos a serem diários, com a proliferação de canais televisivos e de programas noticiosos, o futebol tem praticamente exclusividade assegurada (e até aqui há diferenças pois dantes noticiavam os vários clubes e agora parece que existem apenas 3...) 

Quem é mesmo apaixonado por uma modalidade, vai à procura das notícias, nomeadamente nos sites dedicados, mas o grande público não foi educado a apreciar e seguir modalidades que não sejam a ditadura do futebol, pois não lhes são dadas a conhecer.

É a minha opinião, gostava de ouvir o que pensam no que poderá ter acontecido a este público da fotografia.  

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

(a complicar) Pelo menos mais duas semanas de paragem...

Pois o tom optimista da semana passada em que era apenas uma semana de paragem e, assim sendo, não iria prejudicar a preparação para a Maratona de Lisboa, já embateu na realidade.

Pelo menos, irei ter mais duas semanas de paragem forçada, o que a juntar a esta que agora termina, passa a 3 semanas, tempo que para mim é sinónimo de a forma volatilizar-se.

E, obviamente, após 3 semanas de paragem não dará para começar logo com treinos longos, o que só deverá suceder a um mês do grande dia. 
A coisa começa a complicar-se...

Não deixa de ser irónico que, pelas razões que referi há uma semana, agora tenho imenso tempo para treinar e não posso. Além de me fazer falta por questões de sanidade mental.

O que se passou então? Segui todas as indicações à risca e 3ª sentia-me praticamente a 100%. Na 4ª estava perfeito e na 5ª fui fazer uma muito ligeira corrida. A intenção eram apenas 3 km a uma muito lenta média de 6.35
Tudo estava a correr bem até que aos 1.950 metros, a dor regressou de súbito e parei de imediato. Cheguei a casa, muito gelo e a dor acalmou.
Hoje, 6ª feira, tinha marcada uma prova de esforço de rotina. Enquanto foi apenas a andar no tapete, tudo bem, mal foi necessário começar a correr, de imediato a dor regressou e em força, mantendo-se o resto do dia.
Fui à CUF, o ortopedista esteve a analisar, tirei raio-x para despistar alguma fissura ou fractura de stress e o veredicto foi uma lesão tendinosa que está a provocar isto tudo.
  

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Revista Spiridon Julho/Agosto



Com uma capa retratando a mítica Corrida das Fogueiras, já está em distribuição o nº 221 da Revista Spiridon, relativo a Julho e Agosto

Seus temas, além das habituais rubricas:

- Saber fixar metas
- Que tipo de marcações para o trail?
- O fascínio de correr à noite!
- Rui Cabral... 285 Maratonas!
- 32 super corredores
- O coração do corredor de Maratona
- Os joelhos do corredor
- Quanta água se deve beber?
- Preparação para os 21 Km... em 5 semanas!
- Cortar o cabelo na véspera da prova
- Saiba aplicar a regra 80/20
- Correr à espera do bébé
- 26 ossos, 22 articulações, 100 tendões. Saiba cuidar dos pés...

A Revista Spiridon apenas é distribuída através de assinatura anual (6 números por 24 euros). Se pretender receber este número poderá fazê-lo ao preço de 4,50 euros solicitando-o para revista.spiridon@gmail.com

Revista Atletismo de Agosto


Já se encontra em distribuição a Revista Atletismo de Agosto, a nº 405

Eis o seu índice:

COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

PISTA
10 Campeonato da Europa de Sub 23
11 Campeonato Mundial Escolar (ISF)
12 Campeonato da Europa de Juniores
13 Jogos Escolares da FISEC
14 Campeonato do Mundo de Juvenis
15 Taça da Europa de Provas Combinadas
20 Jogos Mundiais Universitários

COMPETIÇÕES NACIONAIS

PISTA
6 Campeonatos de Portugal
16 Campeonato Nacional de Sub 23
17 Circuito de Meetings de Portugal
18 Campeonato Nacional de Juniores
19 Campeonato do Norte
19 Campeonato de Lisboa
21 Campeonato Nacional de Veteranos

ESTRADA
28 Memorial Francisco Lázaro
30 Corrida do Arroz
32 Corrida da Lagoa de Santo André
32 Onyria Running Challenge
34 Da estrada à pista
36 Corrida das Fogueiras

ENTREVISTAS

ATLETA DE PELOTÃO
40 Filipa Elvas

ESPAÇO TÉCNICO

CONSELHOS
37 Conselhos para correr nos dias quentes
38 Conselhos para correr na areia
39 Limpeza dos sapatos

REPORTAGENS

CLUBE DE PELOTÃO
42 Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho

APRESENTAÇÃO

26 Campeonato do Mundo de Pista - dia a dia

NATUREZA

DIVERSOS
44 Ultra Maratona Atlântica

TRILHOS
46 Palmela Run

SECÇÕES FIXAS

22 Portugueses no estrangeiro
24 Internacional
45 Noticiário
50 Lazer
48 Agenda da Corrida
49 Calendário Federado
INICIATIVAS

Revelação do mês - Revista Atletismo
51 Rivinilda Mentai (SL Benfica)

Recorde-se que esta histórica publicação é distribuída por assinatura. Para toda e qualquer informação, clicar aqui 

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Os meus novos "pneus"


Acabadinhos de chegar, aqui estão os meus novos sapatos de corrida.

Ando sempre com dois pares, um para treinos e outro para corridas. Quando tenho um novo par, passa a ser o de corrida e o anterior de corrida passa para treino.

Ora os actuais de corrida, que tiveram a honra de correr 42.195 metros em Paris, ainda estão muito bons, nem a meio da sua vida vão, passando agora para treinos, mas os actuais de treino (que fizeram a Maratona do Porto) chegaram ao fim da sua vida útil.

Com a minha tão particular passada, o sapato ideal para mim é o Adidas Supernova Glide, que vai na sua 7ª versão e que desde a 6ª incorpora a tecnologia Boost. Procurei se nalgum local estavam em promoção (custam cerca de 140 euros) e apanhei uma excelente no site da loja Pro Runner, onde comprando ali ficaram em cerca de 80 euros, menos 60!

Agora... só falta poder regressar novamente aos momentos de prazer de corrida, o que dificilmente será amanhã, apesar da esperança que tinha quando relatei no sábado a lesão que me apoquenta. A coisa não está a evoluir à velocidade que desejava. 

sábado, 1 de agosto de 2015

Fim-de-semana a seco

Este fim-de-semana não vai haver qualquer longo, nem sequer um curto. Desde ontem que estou de baixa de corrida até 4ª feira.

Uma dor no pé direito e um inchaço levou-me ontem ao Urbano. Segundo a sua experiência, terá sido uma pequena torcidela. Esteve a diluir o inchaço (5 minutos de berraria) e para fazer muito gelo, tomar um anti-inflamatório e não correr até 4ª feira.

Perco assim o longo deste domingo (que estava planeado entre 28 a 30 km) e o de recuperação na 3ª feira. 

Se a coisa ficar por aqui, não será por esse treino não feito que fico de modo algum prejudicado para a Maratona, portanto tudo calmo. 

Calmo mas na expectativa que a coisa recupere a 100% pois preciso mesmo de correr. E agora não estou a falar pela Maratona mas pela minha sanidade mental já que ontem foi o último dia no emprego que foi meu durante 28 anos.

Uma boa semana a todos!