sexta-feira, 30 de abril de 2010

Daniela Cunha


O nosso sector feminino está fortíssimo, como o comprovam todas as recentes medalhas conquistadas colectiva e individualmente.
É o corolário de termos simultaneamente atletas dum calibre como Jéssica Augusto, Dulce Félix, Sara Moreira, Anália Rosa, Ana Dias, Inês Monteiro, entre outras.
No entanto, e infelizmente, estas atletas não são eternas, tendo que se salvaguardar a sua substituição pela geração emergente, a longo prazo nuns casos, curto noutros.
Felizmente temos algumas jovens de muito valor a despontar, perfilando-se como uma muita válida opção futura.
Uma das quais é a Daniela Cunha, na qual aposto bastante pela maneira como a tenho visto evoluir e na forma de se entregar na competição, correndo com muita garra e raça.
Não é por acaso que tem obtido bons resultados em compita com atletas séniores, enquanto ela ainda júnior, e representou a nossa selecção sénior no recente Mundial, o que é bastante útil para ir adquirindo o traquejo que será uma importante mais valia quando estiver no auge da sua carreira.
Pois a Daniela, atleta da União Desportiva da Várzea, clube de Felgueiras, já muito conseguiu apesar da curta carreira, como o comprova o facto de hoje completar apenas 20 anos.

Parabéns pois, Daniela, e repetindo o que lhe disse quando tirei esta fotografia no Jamor, o desejo do maior sucesso para uma carreira que se apresenta muito promissora!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Este fim-de-semana

Ao contrário do que tem sucedido, este fim-de-semana as provas em destaque resumem-se a apenas uma. Seriam duas mas a Corrida Delmonte em Caxias foi adiada de 2 para 23 de Maio.

Assim temos no Sábado 1 de Maio a 29ª Corrida Internacional do 1º de Maio em Lisboa, uma prova com a extensão de 15 quilómetros, englobando também uma caminhada. Tanto a partida como a chegada são no Estádio 1º de Maio.
Mais informações no site oficial

terça-feira, 27 de abril de 2010

E os pré-seleccionados são...

Já se conhecem os 9 pré-seleccionados para a Maratona integrada no Campeonato Europeu de Barcelona, quando faltam 90 dias para o início do certame.

Nos femininos temos Marisa Barros, que será a maior candidata portuguesa a um lugar de relevo pelas óptimas prestações que tem efectuado, Ana Dias, Mónica Rosa e Fernanda Ribeiro que, no entanto, ainda irá decidir pela sua participação ou não. Com 41 anos de idade, seria um marco ver a mais medalhada atleta portuguesa ainda a fazer uma Maratona num grande campeonato internacional.

Nos masculinos, lugar ao "trio maravilha" do último Mundial, Luis Feiteira, Fernando Silva e José Moreira, a que se juntam Alberto Chaiça e o recente maratonista Hermano Ferreira.

Todos os atletas pré-seleccionados devem cumprir, até ao dia 18 de Julho um conjunto de normas de natureza médica que passam pelo cumprimento de um protocolo de avaliação médica a indicar pelo Departamento Médico da Federação Portuguesa de Atletismo, e técnica, que passa pela participação numa competição de 15Km ou meia maratona no período compreendido entre 12 de Junho e 11 de Julho de 2010.

A todos, a melhor sorte!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Troféu das Localidades de Oeiras - Vila Fria


22º Grande Prémio de Vila Fria, 11ª de 16 provas que fazem parte do calendário do Troféu das Localidades de Oeiras 2009-2010, como habitualmente disputada no Dia da Liberdade.

Foi com um tempo quente que 522 atletas participaram nas 5 corridas do programa, o que é um incremento assinalável bastando notar o número de atletas dos últimos 3 anos (430-511-406) para constatar a adesão que este troféu tem vindo a registar.

Paulo Pinheiro foi o vencedor sénior masculino, seguido por Rodrigues Torres e Mário Pedro que proporcionaram um pódio 100% Linda-a-Pastora. Com os 11 pontos do 3º lugar, Mário Pedro segue isolado na liderança para manter na sua posse o título de campeão.
Quem se prepara para o 4º título consecutivo em séniores femininos é a atleta do Linda-a-Pastora Margarida Dionísio que tornou a vencer. Foi a sua 7ª vitória em 11 provas, ficando à frente de Mónica Moreiras, a sua maior rival esta época onde já venceu por 3 ocasiões, com Sandra Protássio a terminar de seguida, o que também tem sido habitual.

Na grande luta a três pela classificação colectiva, esta prova foi conquistada pelo NúcleOeiras com 477 pontos, seguidos pelos Leões de Porto Salvo com 381 e Linda-a-Pastora 343. Na tabela acumulada, mudança de lideres, os Leões de Porto Salvo que lideravam com 30 pontos de avanço foram ultrapassados pelo NúcleOeiras que passou a deter agora um avanço de 90 pontos. O Linda-a-Pastora, a 164 pontos do NúcleOeiras, está a começar a ter dificuldades em vencer este troféu que já foi seu por 18 vezes em 27 edições (últimas 7 consecutivas).

De registar ainda a presença dos 4 atletas dos Leões de Porto Salvo que escassas 13 horas antes concluíram o Grande Prémio Rui Silva no Cartaxo levando os Leões de Porto Salvo à vitória colectiva, e que em Vila Fria obtiveram igualmente posições de relevo com destaque para Luís Allen, vencedor do escalão M40, e Alexandre Soares, aqui a representar o Dafundo, vencedor em M45.

domingo, 25 de abril de 2010

Grande Prémio Rui Silva - Uma prova a recomendar


Disputou-se ontem à noite o 10º Grande Prémio Rui Silva, corrida com que o Cartaxo homenageia o grande campeão Rui Silva, filho da terra.

Foi a primeira vez que me desloquei a esta prova e só tenho elogios a dar. Excelente organização, com o sempre precioso apoio técnico da Xistarca, muito público e bastante participativo não se regateando a aplausos e incentivos a cada uma das passagem dos atletas, fossem de elite ou meros atletas de pelotão. Nota-se que a cidade pára e respira esta prova. Até a particularidade de no centro estarem pelo menos 4 ecrans gigantes (vi 4 não sei se haveriam mais) que transmitiam a prova através duma televisão local.

A corrida é em sistema de circuito de 3 voltas, algo que só tinha feito em Alcobaça e que se torna agradável e até permite, para quem acaba lá atrás, poder apreciar os primeiros "a voarem" quando somos dobrados. No meu caso, fui passado pelo Menjo e Rui Silva na descida, na altura que o queniano deu o esticão para se isolar, e há 2 factos a reter. Um é a incrível passada com que Menjo descia. Para quem pensa que vai a uma velocidade aceitável, ser passado por alguém com uma velocidade estonteante e, especialmente, com a sensação que nem chegava a pôr os pés no chão, é uma experiência única. O outro facto digno de registo é que nem precisei de olhar para trás para saber quando o Rui Silva me ia dobrar. Rui Silva é idolatrado no Cartaxo e bastou ouvir a extraordinárioa ovação do público e dos atletas que me seguiam para saber logo que o grande Rui Silva vinha aí.

Kiprono Menjo, grande atleta queniano, foi o natural vencedor com o fabuloso tempo de 28.40, conseguindo distanciar Rui Silva por 31 segundos. Exactamente 1 minuto após Rui Silva, chegou o 3º, Filipe Pedro do Joane, grande surpresa ao conseguir o pódio, tendo ultrapassado perto do fim o queniano Elisha Birgen. Seguiram-se Euclides Varela dos Caxienses, Gilbert Masai do Quénia e José Maduro do Maia.
No sector feminino, a vencedora da Corrida dos Sinos, a queniama Rodah Cherop do Quénia, tornou a ganhar, perfazendo 34.51 mas teve uma excelente Doroteia Peixoto da SportZone a dar-lhe luta até ao final, terminando a escassos 6 segundos. Seguiram-se-lhes Elisabete Lopes do Maratona, Margaret Gigichua do Quénia, Ana Mafalda Ferreira do Estreito, Helena Sampaio do Grecas, Beatriz Cunha do Patameiras, Cátia Galhardo do Estrela Sul e Vera Nunes do Benfica.
Como se vê muitos e bons nomes que compuseram este pelotão de 420 atletas, mais 37 que em 2009, numa excelente noite para a prática da modalidade e onde colectivamente os Leões de Porto Salvo venceram em masculinos e a equipa da casa, Ateneu Cartaxense em femininos.

Os resultados podem ser consultados aqui

No meu caso, o relógio parou em 56.30 numa prova que me correu bem e da qual trago excelentes recordações e o desejo de regressar.
Um grande muito obrigado ao João Branco que foi um excelente anfitreão!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Curiosidade - Água

Quando pretendemos que o organismo absorva rapidamente água, a melhor táctica não é bebendo muita de seguida. A forma mais eficaz e célere é ingerir apenas 1 decilitro de 10 em 10 minutos.
Boas hidratações!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Meia-Maratona dos Patrimónios Mundiais - E vão 3 para Paulo Gomes

Paulo Gomes alcançou no domingo a sua 3ª vitória consecutiva na 5ª edição da Meia-Maratona dos Patrimónios Mundiais, disputada no belo cenário de Foz Côa. Gastou 1.06.03, a apenas 7 segundos do seu record estabelecido no ano anterior. Seguiram-se Marco Pinto do Seia e Vasco Azevedo do Boavista a, respectivamente, 7 e 47 segundos.
A vencedora feminina foi Andreia Jesus do Desterro, com o tempo de 1.23.09, o mais fraco já alcançado nestas 5 edições, seguida por Carla Machado do Várzea a quase 6 minutos e Lídia Pereira do Mangualde.

Esta bonita prova sofre com a distância a que se encontra dos principais centros e, se nos anos anteriores tivemos entre 114 a 120 participantes, este ano registaram-se apenas 86 classificados, o que é pena.

Os resultados podem ser consultados aqui.

terça-feira, 20 de abril de 2010

E neste fim-de-semana...

Qual a agenda deste fim-de-semana?

Dia 24

10º Grande Prémio Rui Silva (Cartaxo) - Décima edição desta prova que homenageia o carismático filho da terra Rui Silva. A prova tem a distância de 10 quilómetros certificados e é composta por 3 voltas a um circuito urbano no centro do Cartaxo, sendo disputada de noite (partida às 21.30) e com a presença do próprio Rui Silva. Conta com o experiente apoio técnico da Xistarca.

Dia 25

33ª Corrida da Liberdade (Lisboa) - Mais conhecida pela corrida do 25 de Abril, disputa-se ininterruptamente desde 1978, sempre em ambiente de grande confraternização e sem fins competitivos, apenas mais uma forma de celebrar o dia da liberdade fazendo aquilo que mais se gosta, correr e associando a liberdade política à liberdade que a corrida nos provoca. São 11,5 kms com a inovação de este ano ser em sentido contrário. Consultar aqui o trajecto.

22º Grande Prémio de Vila Fria - 11ª prova da época 2009-2010 do Troféu das Localidades de Oeiras, com 5 provas consoante os escalões, sendo a maior na distância de 7.800 metros. O campeonato colectivo está ao rubro entre os Leões de Porto Salvo, Linda-a-Pastora e NúcleOeiras

4ª Corrida das Pontes de AMIzade (Coimbra) - Prova de solidariedade para com a AMI (Assistência Médica Internacional), na distância de 10 quilómetros pela bonita cidade de Coimbra.

Ofertas e boas, não faltam. É só escolher! Boas provas!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

114 anos edições da Maratona de Boston!



Em 1896 disputou-se pela primeira vez uma Maratona. Foi em Atenas nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, prova feita para homenagear o feito de Fidípidis, como se pode ler mais detalhadamente num tópico mais antigo, aqui.

Esse foi o despoletar para a expansão desta corrida com uma mística tão especial.
Logo no ano seguinte, 1897, Boston organizou também uma Maratona. E é essa a Maratona que mais edições tem registadas pois realizou-se ininterruptamente até aos nossos dias.

A edição deste ano disputou-se esta 2ª feira e contou com a vitória de Robert Cheruiyot do Quénia com o fantástico tempo de 2.05.52, seguido pelos etíopes Tekeste Kebede e Deriba Merga com respectivamente 2.07.23 e 2.08.39
No sector feminino, Teyba Erkesso da Etiópia subiu ao mais alto degrau do pódio com 2.26.11, logo seguida a 3 segundos pela russa Tatyana Pushkareva e a nossa conhecida Salina Kosgei com 2.28.35

Esta prova tem o limite de 25.000 participantes e como é tão procurada, por ser a com mais longevidade, tem uma exigência prévia de tempos mínimos.
Para quem estiver interessado, aqui vão esses limites... nada acessíveis aos mais comum atleta de pelotão!

Idade

Masculinos

Femininos

18-34

3.10

3.40

35-39

3.15

3.45

40-44

3.20

3.50

45-49

3.30

4.00

50-54

3.35

4.05

55-59

3.45

4.15

60-64

4.00

4.30

65-69

4.15

4.45

70-74

4.30

5.00

75-79

4.45

5.15

80 ou +

5.00

5.30


Bons treinos!

domingo, 18 de abril de 2010

Mais uma brilhante vitória internacional de Jéssica Augusto!


(O gráfico da vitória da Jéssica)

Jéssica Augusto provou uma vez mais todo o seu grande valor e momento de forma, vencendo em Barcelona a Cursa Bombers na distância de 10 kms, realizando o tempo de 32.08 e relegando para os restantes lugares do pódio nomes como Nuria Fernandez (33.03) e Marta Dominguez (35.42)

Hermano Ferreira - Temos maratonista!


Hermano Ferreira estreou-se hoje na mítica distância da Maratona em prova realizada em Viena.

E foi uma boa estreia com 10º lugar final, 4º europeu, e um tempo de 2.13.28 que lhe dá os mínimos para o Europeu, juntando-se assim a Luís Feiteira, José Moreira, Fernando Silva e Alberto Chaíça.

As vitórias foram repartidas por atletas quenianos. Henry Sugut (2.08.40) e Hellen Kimutai (2.31.08)

Corrida do Metro no seu melhor

O troféu entregue a todos os classificados

Antes da partida. Orlando Couto, Sandra Martins, Carlos Mendes, João Lima e Joaquim Lavado

Bonita homenagem ao atleta falecido em Mafra

Eu a caminho da meta e com um tempo abaixo de 1.25, o que não sucedia desde 2007

Sandra a caminho da meta e dum novo record pessoal, acompanhada pelo Carlos já com a sweat que, mais uma vez, não lhe escapou (ficou em 413 e recebiam os 500 primeiros)

A 19ª edição da Corrida do Metro brindou todos os atletas, que esgotaram as inscrições, com a habitual qualidade de organização.
Dorsais entregues sem confusões, partida bem montada, placas de quilómetros no sítio correcto, 2 reabastecimentos, chegada a escoar rapidamente os atletas e uma prática mochila bem recheada. Desde o troféu a 2 camisolas (1 camisola e uma sweat para os 500 primeiros), meias, água, bebida isotónica, uma bolsa, marmelada e penso que não esqueci nada mais.

Dos 1.200 inscritos, classificaram-se 1.135 atletas insensiveis à muita chuva que caiu antes da corrida e que, felizmente, acalmou durante a mesma.
Tal como no ano passado, a chegada foi ao sprint, desta vez entre 2 homens da Conforlimpa. Ricardo Ribas com 44.34 bateu por 2 segundos José Ramos. 4 segundos após chegou o atleta do Maratona, Fernando Silva.
Estes 3 atletas distanciaram-se significativamente como se pode constatar pelo 4º classificado João Marques, vencedor veteranos 1, ter concluído com 48.09
Nos femininos, vitória para Ana Dias, a representar a Casa do Benfica de Faro, com um forte 51.21, mais de 2 minutos e meio melhor que a 1ª sénior a queniana Rodah Cherop. Helena Sampaio, Grecas, completou o pódio, seguida por Ana Mafalda Ferreira, Beatriz Cunha, Marina Bastos, Vera Nunes e Lucília Soares.

Em relação à minha prova, o mau mês de Março está definitivamente enterrado e, curiosamente, depois de completar 50 primaveras as minhas corridas têm sido boas e com muito prazer.
Depois de 1.31 nas Lezírias e 1.27 em Mafra na semana passada, realizei 1.24.07, sendo o meu 4º melhor tempo de sempre e a primeira vez que baixo de 1.25 desde 2007.
Foi uma prova semelhante a Constância e Mafra, resguardar-me nos 2 primeiros quilómetros e depois atacar.
Pelo meio, a agradável companhia de vários amigos. Sandra, Catita, João Branco, Isabel e Célia Azenha que me contou que na próxima 6ª vai a uma ultra de 200 kms em 3 dias! Repito, 200 kms em 3 dias!

Agora, venha a minha estreia no Cartaxo.

sábado, 17 de abril de 2010

O grande herói João Garcia


Vai ser falado pontualmente nos próximos dias e pouco mais. Não vai ter direito a constantes notícias de abertura ou primeira página pois, tal como o Atletismo, o Alpinismo é uma chatice, não marca golos, como diz e bem o senhor Atletismo Moniz Pereira.

O que é certo é este grande herói nacional tornou-se hoje no primeiro português a atingir o cume das 14 montanhas acima dos 8.000 metros, sem recurso a oxigénio artificial e o décimo em todo o mundo.

As sua primeiras palavras quando regressou ao campo foram "O contentamento supera o cansaço"

Parabéns João Garcia, grande orgulho dos portugueses!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hermano Ferreira estreia-se na Maratona

(fotografia de José Gaspar / AMMA)

Depois de Mónica Rosa no passado domingo em Paris, uma semana depois é a vez da Maratona de Viena assistir à estreia de Hermano Ferreira nesta mítica distância.

Que tudo corra pelo melhor para este novo maratonista.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Agenda do fim-de-semana

Mais um fim-de-semana bem recheado, com diversas ofertas, mas também com uma situação que considero meio caricata.
Penso que não faz muito sentido, nem é benéfico para os atletas e moradores, haver à mesma hora e com a distância de 2 kms entre si, 2 partidas em Lisboa.
Estou a falar da Corrida do Metro e a Corrida do Benfica. A primeira, já enraizada no calendário e prova muito apreciada pelos atletas de pelotão, onde a qualidade de organização tem sido exemplar e com data fixada actualmente na 3ª semana de Abril. A 2ª com organizações muito pobres, onde o caso mais gritante foi o autêntico desastre que foi a edição de 2008, e que tem andado a saltar no calendário, como podemos constatar na relação das datas: 5/3 ; 27/5 ; 18/5 ; 26/4 ; 18/4.
Segundo parece, por ter o nome Benfica, o clube pensa que pode atropelar tudo e todos e foi insensível a qualquer tipo de renegociação de data.
No entanto, a Corrida do Metro não é afectada de modo algum pois a tradição cumpriu-se, esgotaram as inscrições semanas antes.

Passando então à agenda de domingo, 18 de Abril

19ª Corrida do Metro - Prova de 15 kms, sempre de percurso variado, consoante a linha de Metro que segue, e que terá este ano a partida no interface do Campo Grande, junto ao Alvalade XXI. A chegada é, como habitualmente, no Rossio. Prova sempre muito popular e de excelentes organizações, tem o apoio técnico da Xistarca..

5ª Corrida do Sport Lisboa e Benfica - Corrida de 10 kms, com uma mini de 5, parte na 2ª circular junto ao Estádio da Luz, sendo o ponto alto a passagem por dentro do estádio entre o 4º e 5º quilómetro. Este ano o apoio técnico é da Jesus Events, sendo a 3ª utilizada em 3 anos, e que conta com toda a boa vontade do grande atleta Luís Jesus para dar brilho a esta edição. Haja a colaboração do clube.

5ª Meia-Maratona dos Patrimónios Mundiais (Foz Côa) - 5ª edição duma prova que tem o grande aliciante da paisagem onde se insere. Nas anteriores 4 edições o número de participantes tem sido quase igual (variação entre 113 e 120)

30º Circuito Vila de Odemira - Comemorando a bonita soma de 30 edições, tem diferentes provas consoante os escalões, sendo a maior de 10.400 metros por esta bonita terra alentejana.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Palavras sábias de Moniz Pereira


Mário Moniz Pereira, o senhor Atletismo, criticou novamente a ainda falta de uma pista coberta em Lisboa, promessa por cumprir há quase uma década.

"Estamos há nove anos à espera. Há dinheiro para tudo menos para o Atletismo. Grande parte dos atletas estão em Lisboa e, no inverno, são obrigados a treinar à chuva e muitas vezes nem há condições para treinar"

E atente-se bem nestas palavras merecedoras duma profunda reflexão:

"O desporto em Portugal não está a correr bem. O desporto é felicidade e neste momento só vemos pancadaria, guerras e interesses e mesmo assim ninguém faz nada e continua tudo na mesma"

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Curiosidade - Altura

É sabido que com a compressão que sofremos durante o dia, ao deitar somos ligeiramente mais baixos que ao acordar, para durante a noite tudo voltar ao sítio.
Dependendo da altura e peso de cada um, além de naturalmente a carga empregue numa sessão de corrida, ao fim de 60 minutos podemos estar mais baixos até 2 centímetros! Mas não se preocupem, como disse, de manhã estamos altinhos como antes!

domingo, 11 de abril de 2010

SARA MOREIRA CAMPEÃ MUNDIAL UNIVERSITÁRIA DE CORTA-MATO

Provando uma vez mais todo o seu valor, Sara Moreira sagrou-se hoje CAMPEÃ MUNDIAL Universitária de Corta-Mato em prova realizada em Kingstone no Canadá.
Este título junta-se aos 2 já conseguidos em 2009 nas disciplinas de 3.000 obstáculos e 5.000, ambos em Belgrado.

As restantes portuguesas classificaram-se em 12º Carla Salomé Rocha, 21ª Sara Catarina Ribeiro, 25ª Filomena Costa e 30ª Sónia Fernandes, tendo Portugal classificado-se colectivamente em 4º numa competição ganha pela Grâ-Bretanha.

Esta vitória de Sara Moreira confirma uma vez mais o grande valor do nosso Atletismo feminino.

Mónica Rosa estreou-se na Maratona

Mónica Rosa já é maratonista! Estreou-se hoje na Maratona de Paris onde alcançou um excelente 8º lugar mas sem alcançar o seu objectivo, os mínimos para Barcelona. Estes estavam fixados em 2.35.00 e Mónica realizou 2.37.09
As vitórias foram repartidas por etíopes. Tadesse Tola 2.06.41 e Atsede Bayisa que com 2.22.04 melhorou o record feminino da prova.

Troféu das Localidades de Oeiras - Tercena

462 atletas, 5 corridas e nos séniores Màrio Pedro e Margarida Dionísio ambos do Linda-a-Pastora a vencerem.
Mário Pedro, já era líder da classificação individual mas ainda sem qualquer vitória esta época, enquanto Margarida Dionísio alcançou a sua 6ª vitória e reforçou o seu comando, ela que já foi a campeã nas últimas 3 épocas.

Colectivamente, a luta a 3 continua. Desta feita a vitória foi para o Linda-a-Pastora seguido pelos Leões de Porto Salvo e NúcleOeiras. Em termos de campeonato, os Leões de Porto Salvo seguram a liderança com 3.589 pontos, segue-se o NúcleOeiras com 3.559 e o Linda-a-Pastora (campeão por 18 vezes em 27 edições e nas últimas 7 consecutivamente) com 3.477

Corrida dos Sinos


Uma manhã primaveril, ideal para a prática da modalidade, recebeu os muitos atletas e caminhantes para a 28ª edição da Corrida dos Sinos.
A organização e simpatia foram as que já nos habituaram, o percurso estava bem sinalizado, os quilómetros devidamente marcados, 2 reabastecimentos e bem organizada a distribuição das habituais ofertas, incluindo o famoso Sino. Distribuição de prémios ainda com os atletas no perímetro e resultados disponibilizados na página da prova quase de imediato.

Em termos de atletas tivemos 1.137 a cortar a meta, mais 61 do que em 2009, sendo o mais rápido o queniano Ernest Kebenei com 45.28, numa chegada ao sprint com o seu compatriota Nicholas Korir que viu-lhe averbado o mesmo tempo. Seguiram-se a mais de 1 minuto os atletas da Conforlimpa Alberto Chaiça e Ricardo Ribas que deram a réplica possível.
Em femininos Rodah Cherop, também queniana, foi a primeira com 54.22 que, no entanto, é a 2ª pior marca feminina nas 28 edições, apenas melhor que a da prova inaugural. Segui-se-lhe Margaret Guichigua a 56 segundos e Ana Mafalda Ferreira do Estreito, uma promessa do nosso Atletismo, com 56.18

Quanto a mim, e tal como na semana passada, fui entrando no ritmo até ao 2º quilómetro para depois atacar e conseguir manter esse ritmo até ao final. 1.27.18 de tempo final que é melhor em 4.18 que nas Lezírias e que indicia que o mau mês de Março parece estar a ficar para trás. Tal como em Constância, uma prova que me deu muito prazer e alegria.
E vão 3 sinos, como se pode ver na foto.

No entanto, a festa foi assombrada pelo trágico desfecho ocorrido logo ao 1º quilómetro da caminhada com um atleta de pelotão, a quem presto a minha sentida homenagem.

sábado, 10 de abril de 2010

Yelena Isinbayeva anuncia pausa


Tal como já aqui tinha sido previsto neste tópico, Yelena Isinbayeva anunciou hoje uma pausa por tempo indeterminado.
"Tenho pensado muito sobre isto nas últimas 3 semanas e cheguei à conclusão que fazer uma pausa na minha carreira é absolutamente essencial"

Estou convencido que esta necessária pausa, depois duma brilhante carreira de 8 anos ao mais alto nível, fará que tenhamos uma Yelena ainda mais forte que nunca no seu regresso!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Corrida do Metro esgotada

A 19ª edição da popular Corrida do Metro encontra-se esgotada.

Apesar de, estranhamente, a Corrida do Benfica se disputar no mesmo dia e tão perto fisicamente, esta prova do Metropolitano de Lisboa tão apreciada pelos atletas de pelotão, e não só, atingiu o limite das inscrições mais duma semana antes, como tem sido habitual, preparando-se para mais uma corrida de sucesso.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Maratona do Algarve


O cancelamento da Carlos Lopes Gold Marathon, reduziu a duas as que se disputam no continente, a de Lisboa e Porto, que se juntam à de Porto Santo na Madeira.

Pois, felizmente, esse parco número manteve-se por pouco tempo dado que a 10 de Outubro o Algarve irá ter uma Maratona, mais concretamente em Faro.

Esta 1ª edição terá a organização conjunta da Xistarca, Associação de Atletismo do Algarve e Câmara Municipal de Faro.

Uma excelente notícia para os maratonistas portugueses, e não só, mas apenas com o inconveniente das 3 Maratonas no continente estarem em meses seguidos, 10/10 Faro, 7/11 Porto, 5/12 Lisboa, o que obstará à presença em todas de diversos atletas, ou talvez não...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Agenda do próximo fim-de-semana

Mais um fim-de-semana com agenda bem preenchida!

Começando pelo sábado:

20º Grande Prémio das Neves - Organizada pela Juventude Desportiva das Neves, esta corrida regressa depois de um ano de interregno, na prova que comemora a sua 20ª edição, número sempre de salientar.
Com diversas corridas, consoante os escalões jovens, a corrida principal tem a distância de 7.500 metros, certificados.

Domingo:

28ª Corrida dos Sinos (Mafra) - Disputada ininterruptamente desde 1983, esta corrida de 15 kms tem sabido cativar todos os atletas de pelotão, tanto pela sua organização como pela prova em si. Quem a concluir, terá direito a um sino alusivo (e há quem já tenha uma bela colecção de sinos), pólo aos 500 primeiros, t-shirt aos restantes, além de produtos regionais. Organizada pelos Amigos do Atletismo de Mafra, conta também com a Prova dos Sininhos na distância de 6 kms e que no final também têm direito a um sininho.

25º Grande Prémio de Tercena - Depois da ausência dum ano, esta prova regressa para a sua 25ª edição, contando para o sempre muito competitivo Troféu das Localidades de Oeiras. Com 5 provas distintas, a maior tem a distância de 7.200 metros.

10ª Meia Maratona de S.Miguel (Ponta Delgada) - Tendo contado com apenas 10 participantes no seu ano de estreia, 2001, esta prova soube evoluir e festeja agora a sua 10ª edição num percurso obrigatoriamente bonito, dado estarmos a falar dos Açores.

28º Grande Prémio de Albergaria-a-Velha - Mais uma prova com muitas tradições, 28 edições já, e com diferentes provas para escalões jovens, sendo a prova principal na distância de 10 kms e que costuma atrair alguns nomes sonantes do nosso Atletismo.

Como se vê, escolha não falta. Para mim, presença em Mafra para o meu 3º sino.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Notícias do site Joaolima.net

É com orgulho que vejo a minha página aumentar o número de visitas que recebe, apesar de me ter dedicado apenas a enriquecer a informação que pretendia e ainda não ter melhorado o aspecto gráfico.

No passado mês de Março, registou um significativo aumento, batendo o record de 1.579 visitas em Janeiro para 1.820.

29 de Março de 2010 passa a ser o dia mais visitado de sempre, com 87 visitas.
Curiosamente, ou talvez não, a 2º feira é o dia mais consultado.

Note-se a evolução mês a mês:

2009 Maio 205
2009 Junho 645
2009 Julho 690
2009 Agosto 705
2009 Setembro 732
2009 Outubro 1.016
2009 Novembro 947
2009 Dezembro 1.163
2010 Janeiro 1.579
2010 Fevereiro 1.424
2010 Março 1.820

A todos os que a consultam, o meu obrigado e a promessa que tentarei mantê-la sempre o mais actualizada possível.

domingo, 4 de abril de 2010

Grande Prémio da Páscoa - Constância




Constância, Vila Poema, celebrizada por Luís de Camões, serve de anfiteatro à verdejante junção do Zêzere e Tejo. Daí o nome original, Punhete, derivado do romano "pugna tagi" (luta do Tejo), pela rebeldia das águas na confluência dos rios. Em 1836, D.Maria II mudou-lhe o nome para Constância, pela constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal.

Constância é também o ponto de encontro para muitos atletas em cada sábado de Páscoa, com o seu conjunto de corridas que no total dos escalões atinge um número à volta de metade dos cerca de 1.900 habitantes desta bonita terra.

Esta foi a 23ª edição, integrada em plenas Festas do Concelho e a organização e ambiente continuam a surpreender quem aí se desloca.
Prova de 10 quilómetros, com um percurso de ida e volta pela estrada para o Castelo do Bode, serpenteando junto ao rio e que tem particularidades que a tornam num bom local para realizar tempos rápidos.

Na prova principal, terminaram 553 atletas, apenas menos 5 que na edição passada, e teve 2 vencedores bem destacados. Tiago Marques da Associação de Atletismo do Pombal, concluiu a distância em 31.28, menos 1.02 que o individual João Vieira. Beatriz Cunha dos Patameiras, realizou 37.33, menos 29 segundos que Catarina Carvalho do Zona Alta, clube de Torres Novas que, realce-se, é apenas júnior. De destacar que Beatriz Cunha é a mais vencedora desta prova pois este foi o seu 4º triunfo, juntando-se assim aos de 2001, 2003 e 2007.


Pessoalmente, esta prova foi surpreendente pois não esperava, nem de perto nem de longe, fazer o tempo (real) de 52.42. O meu momento de forma não é o ideal, a que se juntou o facto de me ter deitado bastante tarde na véspera (50 anos é só uma vez!) e logo no aquecimento confidenciei à Sandra e ao Carlos que me sentia cansado.
O 1º quilómetro foi lento e a sensação de cansaço agudizou-se. Numa versão contrária das Lezírias, cheguei a dizer à Sandra para seguir. Mas o 2º já me correu melhor e essa sensação de fadiga começou a dissipar-se, ajudada também pelas recordações negativas que esta prova teve na minha carreira e que me deram força agora para mostrar "quem é o mais forte". No final do 2º, decidi tentar atacar. Para surpresa minha, o corpo reagiu muito bem e nem a respiração aumentou. Tal como na Lagoa de Santo André 2008, um "clique" qualquer mudou-me. Em cada quilómetro fui atacando de forma sempre progressiva. Dos 27.12 na 1ª légua aos 25.31 na 2ª e o melhor tempo do ano estava batido por perto de 2 minutos, com um registo que passa a figurar no meu top 10.

Um muito agradável e relaxante piquenique junto ao Castelo de Almourol, completou este excelente dia que muito me animou na procura de melhorar e regressar ao que já fui em 2007.

Agora... venham os Sinos!